Na Moby, seguimos a premissa de que qualquer tipo de negócio pode – e deve – conter uma estratégia de marketing. Com o agro não é diferente, já que existe uma infinidade de produtos e serviços dentro do setor, com um universo de possibilidades de mercado para cada um. Com uma estratégia bem definida de marketing, essas possibilidades passam a ser encaradas como verdadeiras oportunidades para gerar mais receita, e é aí que a Moby entra em cena.
Por estarmos localizados no Sul de Minas, região onde principalmente a cafeicultura é protagonista, o marketing voltado para o agro se tornou quase uma especialidade do nosso negócio. E agora nós compartilhamos alguns dos desafios e cases dessa área com você. Da raiz aos bons frutos.
Criar uma logo no ramo do agro, assim como na maioria dos casos em geral, é um desafio que envolve conhecimento cultural. Se aprofundar no estilo de vida que determinado público segue e entender sua maneira de se comunicar é primordial para resultar em logos marcantes e que não passe despercebido.
O primeiro desafio que encontramos no agro foi em achar maneiras de inovar em um segmento onde geralmente as pessoas têm preferência pelo visual simples e tradicional. O resultado foi a criação de logos que respeitam essa simplicidade ao mesmo tempo que apresenta traços diferenciados, a fim de trazer destaque em meio aos concorrentes.
Ainda para a cooperativa, os projetos Minasul Conecta, SustentAgro e Café Sul Real passaram pela Moby para a criação de uma identidade visual. Cada uma seguiu estilos de acordo com o seu propósito – o Minasul Conecta, por exemplo, demandava uma logo mais simples e prática, enquanto a Café Sul Real, mais elegância e aconchego.
A Volcano Coffees é uma cafeteria localizada em Poços de Caldas, que serve cafés de alta qualidade, em um ambiente de aconchego e conforto aos clientes. Nossa proposta foi criar uma identidade visual que demonstrasse todo este conceito aos olhos do público. E assim, chegamos ao resultado final.
Depois da estratégia de branding e reconhecimento de marca, vem a criação do que costumamos chamar de “sede digital”, o site da empresa.
E se engana quem pensa que o agro não pode ser explorado no marketing digital. Há inúmeras possibilidades de atrair e conquistar novos clientes através de estratégias que compõe o tráfego para o site. De novo, reforçamos: qualquer negócio pode conter uma estratégia de comunicação e marketing.
Site desenvolvido para Solusolo, levando em conta a experiência do usuário – para que ele possa encontrar informações com facilidade e obter contato rápido com a empresa.
Site desenvolvido para a Coffee Coin, o primeiro cripto ativo que tem como base a saca de café verde.
Manter relacionamento com o público também é uma vertente que compõe o marketing no agronegócio. As redes sociais são lugares onde está todo tipo de público, com diversos interesses e comportamentos. Lá você encontra produtores rurais, exportadores, importadores, fazendeiros e outros diversos perfis relacionados ao agro. Explorá-los significa aumentar seu reconhecimento de marca e relacionamento com o cliente.
O agro também precisa colocar a boca no trombone para vender seu peixe. As campanhas permitem diferentes formatos para divulgar com peso um serviço ou produto, como fizemos para os clientes abaixo, onde cada um representa um objetivo distinto de comunicação e marketing.
Quem trabalha no agro sabe que eventos como feiras e exposições acontecem com frequência. Nesses tipos de job, o desafio principal é lidar com o tempo de produção de materiais + comunicação atrativa e diferenciada. Criatividade e responsabilidade são palavras de ordem quando se trata de eventos no agro.
A magia da propaganda é essa: boas ideias cabem em qualquer lugar, em qualquer negócio. É nosso papel guiar os caminhos do seu negócio nessa jornada de estratégia e muita criatividade. Vamos juntos?
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